Quelóide como tratar

O queloide é um tipo de cicatriz grossa, em alto relevo, endurecida e avermelhada que muitas vezes pode apresentar coceira e dor.

queloide

Você machucou uma região do corpo e nesta ocorreu o surgimento de uma queloide? Colocou um piercing e não cuidou direito, e o resultado foi queloide? Independente de qual foi o motivo, saiba que este problema antiestético tem como ser amenizado ou até mesmo ter os seus dias contatos, no entanto, antes de tudo, você sabe o que é queloide? Esta é nada mais do que uma lesão proliferativa, a qual é constituída por um tecido de cicatrização, fibroso, secundária a traumatismo da pele. Existe uma predisposição individual para o seu surgimento, sendo que as pessoas que têm maior probabilidade de desenvolvê-la são as de pele negra e mestiços. A acne do tronco, por exemplo, pode resultar em lesões queloideana e também em um tipo de foliculite que acontece na nuca, a denominana foliculite queloideana. Contudo, a queloide é uma lesão tumoral que se encontra na superfície da pele, é de consistência dura e em seu estágio inicial possui uma tonalidade rosada ou avermelhada, adquirindo posteriormente tonalidade semelhante a pele escurecida ou normal.

A queloide se diferencia das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentando não excede a região do traumatismo e com o passar do tempo geralmente se reduz. Há casos em que a queloide muda de forma e aumenta de tamanho, mas posteriormente torna-se menos avermelhada com uma tonalidade mais semelhante a da pele. Apesar de pequenos traumatismos, como por exemplo, um furo na orelha a queloide pode se fazer presente. O seu tratamento é na maioria das vezes complexo e difícil, mas geralmente o seu retorno é frequente. A retira cirúrgica é a ultima opção após a realização de outros tratamentos, como a infiltração de corticosteroides, radioterapia ou compressão. Já a critoterapia com nitrogênio líquido, tratamento que tem como função congelar a queloide também pode resultar em um ótimo resultado. A relação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e de ser determinada de acordo com o caso, assim antes de qualquer atitude, procure um médico profissional qualificado para garantir que o problema tenha realmente um fim e não uma piora.

Um dermatologista é o profissional indicado para o caso, mas se você deseja evitar recorrer ao dermatologista apenas no último caso, saiba que recentemente foi lançado no mercado uma pomada denominada de ‘Cicatricure’ que promete diminuir o efeito da má cicatrização da pele. Este medicamento pode ser encontrado em farmácia e drogarias, e tem o valor de aproximadamente R$ 50 reais.

Publicado por Maikon
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar